O que é realidade?
Quais cenários são reais ou irreais?
Por que as pessoas vêem ou sentem a mesma realidade de formas diferentes?
Temos realidades diferentes para cada observador?
Vejamos se a Física Quântica pode esclarecer um pouco este complexo tema!
Quem primeiro usou o termo quantum na ciência foi o físico alemão Max Planck em 1.900.É uma palavra latina que significa quantidade, mas é usada para representar a menor unidade de qualquer unidade física, tal como energia ou matéria.
Peguemos aquelas coisas que achamos serem “reais” e "materiais", pesquisemos do que são feitas: elas são mais simples do que sonhos, idéias, emoções ou outras coisas internas.
Aprendemos que a natureza é feita de blocos de átomos! É uma elegante explicação, mas não verdadeira.
Depois soubemos que aqueles blocos de átomos com suas órbitas eram apenas pacotes de energia!
Agora sabemos que são muito menos que “pacotes de energia” e sim “campos de energia”.
Em Física, um campo é a atribuição de uma quantidade a todo ponto do espaço. Por exemplo, pode-se falar de campo gravitacional, que atribui um potencial gravitacional a cada ponto do espaço.
As isotermas mostradas diariamente nos boletins meteorológicos são uma imagem de um campo de temperatura ou térmico na superfície terrestre. Os campos são classificados por simetrias de espaço-tempo ou por simetrias internas. O átomo é quase todo vazio, portanto estamos pisando em vazios!
Para se ter uma idéia da dimensão deste vazio: se o núcleo do átomo de hidrogênio fosse do tamanho de uma bola de basquete, o seu eletron estaria girando ao seu redor num raio de 32 kilômetros.
Nosso corpo é um vazio só, pois, somos feitos de átomos também.
As últimas pesquisas da Física Quântica demonstram que este espaço vazio está repleto de energia, uma verdadeira sopa energértica, um campo energético!
E este vazio é tão grande que toda a matéria sólida de todo o universo que conhecemos, caberia em um dedal!!!
Portanto o universo físico é essencialmente não-físico e pode se originar de um campo ainda mais sutil que a própria energia, mais semelhante à informação, à inteligência ou à consciência, do que à matéria.
E que a realidade depende de cada observador, de cada consciência!
Quais cenários são reais ou irreais?
Por que as pessoas vêem ou sentem a mesma realidade de formas diferentes?
Temos realidades diferentes para cada observador?
Vejamos se a Física Quântica pode esclarecer um pouco este complexo tema!
Quem primeiro usou o termo quantum na ciência foi o físico alemão Max Planck em 1.900.É uma palavra latina que significa quantidade, mas é usada para representar a menor unidade de qualquer unidade física, tal como energia ou matéria.
Peguemos aquelas coisas que achamos serem “reais” e "materiais", pesquisemos do que são feitas: elas são mais simples do que sonhos, idéias, emoções ou outras coisas internas.
Foi o filósofo grego Demócrito quem primeiro teve a idéia do átomo: “Não existe nada a não ser átomos e espaços vazios; tudo o mais é opinião”.
Aprendemos que a natureza é feita de blocos de átomos! É uma elegante explicação, mas não verdadeira.
Depois soubemos que aqueles blocos de átomos com suas órbitas eram apenas pacotes de energia!
Agora sabemos que são muito menos que “pacotes de energia” e sim “campos de energia”.
Em Física, um campo é a atribuição de uma quantidade a todo ponto do espaço. Por exemplo, pode-se falar de campo gravitacional, que atribui um potencial gravitacional a cada ponto do espaço.
As isotermas mostradas diariamente nos boletins meteorológicos são uma imagem de um campo de temperatura ou térmico na superfície terrestre. Os campos são classificados por simetrias de espaço-tempo ou por simetrias internas. O átomo é quase todo vazio, portanto estamos pisando em vazios!
Para se ter uma idéia da dimensão deste vazio: se o núcleo do átomo de hidrogênio fosse do tamanho de uma bola de basquete, o seu eletron estaria girando ao seu redor num raio de 32 kilômetros.
Nosso corpo é um vazio só, pois, somos feitos de átomos também.
As últimas pesquisas da Física Quântica demonstram que este espaço vazio está repleto de energia, uma verdadeira sopa energértica, um campo energético!
E este vazio é tão grande que toda a matéria sólida de todo o universo que conhecemos, caberia em um dedal!!!
Portanto o universo físico é essencialmente não-físico e pode se originar de um campo ainda mais sutil que a própria energia, mais semelhante à informação, à inteligência ou à consciência, do que à matéria.
E que a realidade depende de cada observador, de cada consciência!
Nenhum comentário:
Postar um comentário